quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lesão por Overtraining e Overuse

Estas são designações para excesso de treinamentos. Síndromes que padecem tanto esportistas, como atletas de alto rendimento que dispõe de acompanhamento profissional multidisciplinar.

O Overtraining, trata-se do supertreinamento. É definido como o resultado de esforços muito grandes que ultrapassam a capacidade de um organismo de se auto-recuperar, sendo sempre uma manifestação de ordem física e emocional. O excesso de treinamento atinge o organismo por inteiro, como se fosse uma estafa física e mental, com repercussões negativas em vários sistemas do organismo. Um planejamento adequado dos treinamentos como a correta condução da sua metodologia, são eficientes para evitarem este excesso.

Overuse, refere-se ao super uso, sendo uma lesão ocasionada pela sobrecarga de exercícios, de movimentos, em uma região especifica do corpo humano. Inflamações e tendinites nas articulações do joelho, do cotovelo, do ombro, tendinite de Aquiles, fascite plantar, como fraturas por estresse, são alguns exemplos. Medidas como treinamentos bem orientados com menos sobrecarga das articulações, exercícios de alongamento adequados e planejar o trabalho mais intenso de treinos em períodos mais próximos às competições, contribuem bastante para prevenir a ocorrência dessas lesões.

Fonte: minatti-futebol.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...