quinta-feira, 5 de abril de 2012

A importância do Pilates para o corredor


Segundo a professora Cristina Abrami o pilates tem como principal objetivo o fortalecimento da musculatura abdominal, e com isso, permite que os movimentos de rotação da coluna durante a corrida aconteçam de maneira fluida. Ela alerta que corredores que sobrecarregam a musculatura dos membros inferiores e não dão a devida atenção à postura, alongamento e fortalecimento muscular da região lombar e de todo tronco "são candidatos a encurtamentos, fraquezas e dores nessas regiões e, por vezes, lesões".

O equilibrio obtido com o pilates é bem interessante para o corredor de rua, que alterna terrenos, como calçadas, trilhas e asfalto.

Para Cristina "O método permite que o corpo responda prontamente a qualquer alteração no terreno, mudanças bruscas de direção e até melhora a coordenação, aumentando o rendimento da corrida". Ela garante que "já na primeira sessão já é possível observar os efeitos positivos com uma sensação de músculos trabalhados, porém naturalmente relaxados, sem tensões".

Outro benefício citado pela professora é a prevenção de lesões. "A postura trabalhada, o fortalecimento e o alongamento da musculatura, de forma natural, fazem com que o indivíduo elimine padrões posturais inadequados, o que não só diminui a incidência de lesões como previne sua ocorrência, já que o praticante torna-se mais consciente."

Saiba mais sobre a história, dicas e benefícios do pilates no vídeo abaixo:



Um comentário:

Paulo Henrique disse...

Muito interessante!!! Com certeza alongamento e fortalecimento muscular são muito importantes, e acredito que o pilates é uma ótima maneira de trabalhar isso!!!
Ah, se um dia eu não te cumprimentar na beira-mar, não é porque sou mal educado e nem porque estou concentrado... é porque sou cegueta mesmo! hehehe
Beijão!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...