terça-feira, 21 de julho de 2015

Pedalar ou caminhar até o trabalho melhora o bem-estar


Um estudo das universidades East Anglia (UEA) e York mostra que as pessoas que deixam de usar o carro para realizar trajetos ativos para o trabalho, como pedalar e caminhar, apresentam maiores níveis de bem-estar. Quem utiliza transporte público também se mostrou mais contente em relação aos motoristas.

Além da melhora na saúde, deixar o carro de lado também traz efeitos psicológicos positivos, diz o estudo. A conclusão foi obtida após os cientistas do grupo de pesquisa da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitorarem os níveis das sensações de inutilidade e infelicidade, noites mal dormidas e a incapacidade de resolver problemas dos participantes. Para obter um resultado mais completo foram considerados ainda outros fatores que afetam o bem-estar, como renda, filhos, mudanças de casa e trabalho ou relacionamentos.

Segundo o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da Universidade East Anglia, “mesmo considerando os problemas do transporte público ou de multidões, ônibus e trens também proporcionam oportunidades de conversa, leitura e normalmente as pessoas caminham para o ponto de ônibus ou estação de trem”.

O estudo mostra também que o tempo de viagem é importante. “Nosso estudo mostra que quanto mais tempo as pessoas gastam se deslocando em carros, pior o bem-estar psicológico. E, de forma correspondente, as pessoas se sentem melhor quando têm uma caminhada mais longa para o trabalho”, completa Martin.

A pesquisa foi realizada com 18 mil pessoas com idade entre 18 e 65 anos no Reino Unido, ao longo de 18 anos. Segundo o Censo de Inglaterra e País de Gales, em 2011 73% da população usava carro para ir ao trabalho, 13% caminhava, 11% adotava o transporte público e 3% pedalava.

Saiba mais sobre o estudo no site 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...