quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Canelite


A “canelite”, que é chamada na forma acadêmica de periostite da tíbia, ou ainda síndrome do estresse tibial é caracterizada por dor na região anterior da perna que inicialmente ocorre durante o exercício e melhora após algumas horas, evoluindo para dor persistente mesmo com o fim da atividade, podendo dificultar até o andar de forma lenta.

É considerada uma lesão por excesso de uso (overuse), sem que haja um repouso adequado entre os treinos, bem como falta de alongamento, aquecimento e uma musculatura forte o suficiente para reduzir o impacto sobre a tíbia. Inicialmente ocorre uma inflamação no periósteo (fina camada que recobre o osso) e estruturas adjacentes como músculos e tendões da perna, podendo evoluir para micro fissuras no osso e até promover uma fratura por estresse caso o individuo não pare de correr.

Alguns fatores de risco estão relacionados à “canelite” tais como:

• Tênis inadequado.

• Pé “chato”, pé hiperpronado e a diferença de comprimento entre as pernas podem transferir estresse aumentado para tíbia.

• Superfícies muito rígidas como o concreto.

• Incremento abrupto no volume e/ou velocidade da corrida.

• Mulheres na menopausa.

• Pessoas iniciantes no esporte ou que mudaram de atividade recentemente.

• Atividade extenuante.

• Correr inclinando o tronco para frente.

O diagnóstico exato da lesão é feito pelo médico pois existem outras lesões que têm sinais e sintomas parecidos com a “canelite”. O tratamento é feito através de repouso, massagem com gelo no local, alongamento e eventualmente uso de medicamentos e recursos fisioterapêuticos para alivio da dor. O melhor mesmo em relação à “canelite” é a prevenção! Deve-se levar em consideração as seguintes medidas:

• Uso do tênis correto. Adequado ao seu tipo de pé e com amortecimento também na parte anterior. O uso de uma palmilha de silicone pode ajudar.

• Realizar séries de alongamento entre os treinos, mantenha-se sempre flexível.

• Aquecer. Informe ao seu corpo que ele será sobrecarregado. Pode-se usar meias de cano longo para ajudar no aquecimento.

• Não corra com dor nem em excesso. Respeite os sinais do corpo.

• Faça musculação. Músculos fortes diminuem o impacto sobre ossos e articulações

• Corra em superfícies adequadas.

• Faça o desaquecimento. A corrida leve ao final do treino estimula a reabsorção dos produtos de desgaste produzidos pela corrida intensa.

Segundo o professor Renato Dutra, o retorno à corrida deverá sem cauteloso. Ele cita alguns cuidados:

• conversar com o médico sobre a possibilidade de distúrbio hormonal, sendo que as mulheres estão mais propensas a lesões em que a absorção de cálcio fica prejudicada;

• retornar à corrida caminhando durante as primeiras duas semanas e somente após este período inserir intervalos de 2 a 3 minutos de corrida em intensidade leve, intercalando com blocos de caminhada rápida de 7 a 10 minutos;

• paciência para ir substituindo o tempo de caminhada por corrida, geralmente fazendo a substituição de 1 a 2 minutos de caminhada por 1 a 2 minutos de corrida leve a cada semana.

• evitar superfícies duras, como asfalto e concreto.

Em caso de dúvida, não ultrapasse seus limites, procure um profissional da área esportiva ou da saúde. Não transforme o prazer e bem estar em risco para sua saúde.

Fonte: runsports.blogspot.com, http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/


16 comentários:

Reberty disse...

Tenho este problema há anos, tento me livrar dele e não consigo, inclusive estou com a tíbia inflamada neste momento. Gostaria de saber se posso caminhar durante a recuperação e se posso caminhar todo dia.

disse...

Oi Reberty, tive canelite também e a recomendação médica foi repouso, tratamento com anti-inflamatórios e fisioterapia, essa inflamação é bem chatinha de tratar. Segundo o ortopedista se ao caminhar não te causar dor podes caminhar sem problemas. O teu limite é a tua dor! Se sentiu que tá pegando alivia, faz repouso e no dia seguinte tenta caminhar de novo, também fiz umas aulas de hidroginástica para não ficar parada e assim tirei um pouco de impacto durante o tratamento. É assim, tem que ter paciência mesmo! Boa sorte pra você!

Carlos Pinho disse...

Oi Fé,

Sou corredor não tem um ano e neste momento, estou com um problema na perna esquerda e pelos sintomas deve ser canelite, já marquei no médico para ver o que é e para ele me indicar o que fazer. O tratamento que fizeste quanto tempo durou? E passado quanto tempo é podeste voltar a correr?

Cumprimentos,
Carlos

disse...

Bom dia Carlos, obrigada pela visita aqui no bloguinho!

Parei de correr por 6 meses. Fiz fisioterapia, hidroginástica, caminhada e bike. É importante você não parar e sim trocar de atividade por um tempo. E vais descobrir que existem outros esportes que nos dão prazer também. No início agente fica triste em ter que parar de correr, mas se não parar o quadro piora e pode evoluir para uma fratura por estresse.

Espero que fiques bom logo!

Uma boa semana pra você!.
Abraço,

Anônimo disse...

Boa Tarde, eu fiquei quase 11 anos sem fazer atividades físicas, pois sofri um acidete de carro e o diagnostico era de que eu jamais jogaria, subiria escadas ou correria, mas vejo que o médico se enganou, estou retomando minhas atividades, mas estou sofrendo com a CANELITE, quando jogo sinto fortes dores, na perna Direita, jogo em socyte sintetico, onde não tem tanto impacto, já uso meia cano longo por baixo do meião, mas mesmo assim ainda sinto dores, e confesso, que não posso ficar parado de novo e nem gosto de academias...Alguma sugestão, tipo alguma pomada que eu possa passar antes dos treinos?? Abraços e obrigado

disse...

Bom dia Anônimo, seja bem vindo ao blog!

Bom, acredito que você deveria procurar um médico do esporte. Eles são mais flexíveis e por praticarem atividades não são tão radicais.

Só um exame poderá verificar como você está.

Quanto a pomada, utilizei bastante o cataflan e compressas com gelo após as atividades físicas, quem sabe pode te ajudar. Mas procure um médico ele poderá te auxiliar melhor, pois não tenho essa formação.

Desejo melhoras a você!

Abraço,

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Este post da CANELITE está super completo. Parabéns, Fê!!!

beijão,

Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com

disse...

Oi Helena, que bom que gostou!

Beijão e bom findi!

Anônimo disse...

Com quantas semanas a canelte vai embora ,estou no inicio e sinto dor so quando carro forte.

disse...

Olá Anônimo!

Aconselho a procurar um médico, pois a canelite é uma inflamação e se não for tratada corretamente pode evoluir para uma fratura por estresse.

Abraço,

Fernando disse...

Tenho canelite diagnosticada pelo ortopedista por meio de ressonância. O nome técnico é Síndrome do Estresse Tibial Medial, Lesão grau 1. Fiz o teste da pisada, minha pisada é normal, sem pronação. No meu caso foi por falta de preparo para a corrida e excesso de treino. Corria todo dia. Ele me passou um antiinflamatório injetavel, dose única, corticoide, bem forte. No momento é isso. Estou de molho. Quando eu melhorar volto aqui pra dizer. Daqui 20 dias voltarei ao médico.

disse...

Olá Fernando, desejo que melhore rápido!

Se puder volte para nos contar.

Abraço.

Unknown disse...

Muito bom esse blog parabéns

Mary Góes disse...

Qual foi a injeção?

Unknown disse...

A 3 meses estou com essa canelite os antiinflamatorios orais não estão fazendo efeito ontem tomei um corticoide injetável deu uma pequena melhora faço fisioterapia 2 vezes na semana.espero que este pois é uma dor horrível

Unknown disse...

O antiflamatorio Cataflan em comprimidos é bom ? 50 mg ?por favor aguardo retorno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...