segunda-feira, 5 de julho de 2010

Exercício funcional

O exercício funcional trabalha capacidades como: equilíbrio, coordenação, força, resistência, concentração, consciência corporal ou mesmo movimentos específicos que se aproximam com o esporte em questão. Em qualquer exercício que inclua uma dessas capacidades, pode-se dizer que é funcional, porque tem uma função, um objetivo.

É um treinamento que não estimula apenas o fortalecimento de músculos, como ocorre na musculação tradicional, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural. Ou seja, a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade.

Pode ser um ótimo aliado para a corrida, pois trabalha as diversas funções dos músculos. “Esse treinamento considera que cada movimento realizado pelo corpo humano envolve vários músculos, cada qual com diferentes funções. Durante a corrida, alguns são responsáveis por gerar o movimento, enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar movimentos”, explica o professor Samuel Ferraz Junior, da Fórmula Academia, de São Paulo.

Vantagens do treinamento funcional para o corredor:

- Aperfeiçoamento do desempenho e eficiência do gesto esportivo.

- Melhora do equilíbrio e correção dos desvios musculares, reduzindo o índice de lesões.

- Melhora da coordenação motora.

- Recruta maior número de fibras musculares e unidades motoras.

- Desenvolvimento da consciência, controle do corpo e postura.

Além de ajudar a chegar mais longe, o fortalecimento muscular feito por meio do treinamento funcional é capaz de simular melhor as situações vividas pelo atleta e prevenir lesões.

Veja esta série de exercícios funcionais e educativos que o treinador Aulus Sellmer, da 4any1 Assessoria Esportiva preparou.




Confira também estes exercícios funcionais, específicos para corredores, que utilizam elástico e/ou bola suíça no link http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/Noticias.pdf

Fonte: http://revistao2.uol.com.br/ e
http://exerciciofuncional.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...