segunda-feira, 7 de março de 2011

Lançado o "Manual de Circuitos de Cicloturismo"


O Cicloturismo é uma modalidade de turismo na qual o praticante usa a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem. O cicloturista aproveita a paisagem e interage com as pessoas de uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar, além de praticar exercício e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Uma das formas mais estimulantes de praticar o cicloturismo é através de Circuitos de Cicloturismo, roteiros oficialmente instalados, que oferecem suporte de informações e serviços, com extensão variável a ser cumprido em mais de um dia. A criação de variados Circuitos de Cicloturismo no Brasil oferece uma maior diversidade de destinos aos praticantes, encoraja novos adeptos e valoriza a bicicleta como veículo de transporte nos municípios envolvidos, provocando um benéfico efeito em cadeia para toda a sociedade.

Tendo em vista que poucas cidades possuem atrativos para o turismo convencional, mas quase todas possuem atrativos para o cicloturismo, um conjunto de organizações elaborou um Manual dirigido aos municípios brasileiros, especialmente aos seus órgãos incumbidos do turismo, contendo dados e elementos de incentivo à criação de Circuitos de Cicloturismo. O objetivo é que os municípios, através de consórcios, instalem Circuitos de Cicloturismo para atrair os usuários dessa modalidade, contribuindo com a economia e com a imagem do município.

O Manual de Circuitos de Cicloturismo pode ser baixado diretamente em http://ciclo.tur.br/arquivos/Manual-Circuitos-Cicloturismo.pdf.

Saiba mais sobre os Circuitos de Cicloturismo brasileiros:
Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu
Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar
Circuito de Cicloturismo Acolhida na Colônia


Fonte: http://www.viaciclo.org.br/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...