É um treinamento que não estimula apenas o fortalecimento de músculos, como ocorre na musculação tradicional, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural. Ou seja, a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade.
Pode ser um ótimo aliado para a corrida, pois trabalha as diversas funções dos músculos. “Esse treinamento considera que cada movimento realizado pelo corpo humano envolve vários músculos, cada qual com diferentes funções. Durante a corrida, alguns são responsáveis por gerar o movimento, enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar movimentos”, explica o professor Samuel Ferraz Junior, da Fórmula Academia, de São Paulo.
Vantagens do treinamento funcional para o corredor:
- Aperfeiçoamento do desempenho e eficiência do gesto esportivo.
- Melhora do equilíbrio e correção dos desvios musculares, reduzindo o índice de lesões.
- Melhora da coordenação motora.
- Recruta maior número de fibras musculares e unidades motoras.
- Desenvolvimento da consciência, controle do corpo e postura.
Além de ajudar a chegar mais longe, o fortalecimento muscular feito por meio do treinamento funcional é capaz de simular melhor as situações vividas pelo atleta e prevenir lesões.
Veja esta série de exercícios funcionais e educativos que o treinador Aulus Sellmer, da 4any1 Assessoria Esportiva preparou.
Confira também estes exercícios funcionais, específicos para corredores, que utilizam elástico e/ou bola suíça no link http://revistacontrarelogio.com.br/pdfs/Noticias.pdf
Fonte: http://revistao2.uol.com.br/ e
Nenhum comentário:
Postar um comentário