DEIXE SUA BIKE NO PONTO
Garanta que os freios, câmbio, corrente e pneus estejam bem regulados. Para ter mais conforto, equipe a bicicleta com bagageiro. E não se esqueça das luzes traseira e dianteira!
PLANEJE SUA ROTA
Monte seu trajeto ao trabalho por caminhos alternativos às vias principais. Pratique no fim de semana e participe de pedaladas em grupo para ganhar preparo.
MORA MUITO LONGE?
Pense na integração com o transporte público, fazendo apenas uma parte do trajeto de bicicleta e o restante de ônibus, trem ou metrô. Uma bicicleta dobrável pode ser uma boa opção para isso.
CONSULTE NO SEU TRABALHO
Pergunte na sua empresa se tem onde deixar a bicicleta e, caso não houver, tente mostrar os benefícios de estimular essa prática e mande nossa carta de apoio ao ciclista: debikeaotrabalho.org/comoaderir. Não conseguiu mesmo assim? Procure um local próximo onde possa estacionar sua bike com segurança.
PREPARE A MOCHILA
Sempre tenha água e uma capa de chuva para os momentos inesperados. Para não transpirar tanto, use uma roupa leve e na mochila coloque a roupa de trabalho e uma toalhinha. (Dica: coloque dentro de uma pasta para não amassar)
PEDALE COM TRANQUILIDADE
Opte por horários mais cedo, quando o trânsito está mais calmo e o sol mais fraco. Não tenha pressa – você vai chegar mais rápido e irá transpirar menos. À noite, não esqueça de sempre manter as luzes dianteira e traseira da bicicleta acesas.
SE ENVOLVA!
Conheça organizações, coletivos, movimentos ou passeios ciclísticos para se juntar a outras pessoas que pedalam por aí.
Fonte: http://debikeaotrabalho.org/wp-content/uploads/2013/04/debikeaotrabalho2014_primeirospassos.pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário