Vejam a proposta de gestos indicativos de intenções para ciclistas idealizada por Rogério Leite.
OBJETIVO: Esta proposta pretende unificar os sinais de mão indicativos de intenções dos usuários de bicicletas no trânsito. Visa preencher uma lacuna existente no CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO, Lei 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, que não prevê o uso de sinais gestuais indicativos de intenção por parte dos ciclistas.
FUNDAMENTOS: Baseados na experiência, estes sinais devem servir de indicação clara do que o ciclista pretende fazer ao deslocar-se no trânsito, urbano ou não. Estes sinais não devem se contrapor ao CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO e suas recomendações de segurança para o movimento dos ciclistas, pelo contrário, servindo como uma forma adicional de sinalizar e aumentar a segurança de quem usa a bicicleta para movimentar-se no tráfego.
SINALIZAÇÃO: A ilustração seguinte apresenta os 5 sinais propostos.
DESCRIÇÃO DOS SINAIS:
DOBRAR À ESQUERDA - Braço esquerdo esticado para a esquerda, palma para frente.
DOBRAR À DIREITA - Braço direito esticado para a direita, palma para frente.
ATENÇÃO, PARANDO! - Braço esquerdo levantado para cima.
ATENÇÃO OBSTÁCULO/PROBLEMAS À FRENTE! - Braço esquerdo esticado ao lado do corpo, para baixo, ligeiramente para fora, com mão esquerda com a palma para trás abrindo e fechando.
SEGUINDO EM FRENTE EM CRUZAMENTO - Braço esquerdo dobrado no cotovelo, mão para a frente, dobrada para cima no punho.
Observe que, exceto quando vamos entrar a direita, os sinais são praticados com a mão esquerda. Isto foi feito propositalmente, por dois motivos importantes:
Primeiro, nas nossas bicicletas, os freios traseiros, mais seguros numa frenagem brusca, são acionados pela mão direita, garantindo que mesmo que durante uma sinalização gestual você precise frear bruscamente, a forma mais segura estará sempre disponível.
Depois, o Código de Trânsito Brasileiro, indica que os ciclistas devem se posicionar sempre do lado direito da pista. Fazendo isto, o braço esquerdo torna-se imediatamente mais visível aos demais elementos móveis do tráfego ao sinalizar que o direito.
Adicionalmente, as luvas usadas por quem pedala deveriam sofrer uma alteração importante para melhorar a sua visibilidade. Observe na ilustração abaixo.
Acredito que a adoção e o uso destes sinais e a alteração na luva usada por quem pedala, acrescentará maior segurança ao uso da bicicleta como meio de transporte diário em nossas cidades.
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