Toda pessoa possui problemas, o sucesso consiste em como se comportar perante o problema.
Diante de um problema, a pessoa tem duas opções imediatas: ficar do lado da solução ou do problema.
Ao escolher ficar ao lado do problema a pessoa não consegue raciocinar e deixa o emocional tomar conta, por comodidade, provavelmente por que sabe que alguém vai resolvê-lo, ou por incompetência que é a falta de conhecimento e habilidade de como agir nesta situação, se tornando mais um peso no problema.
Ficar ao lado da solução consiste em um primeiro passo identificar o tipo do problema, onde existe somente três tipos:
- Aquele que você pode resolver;
- Aquele que você pode influenciar na resolução;
- E aquele que você não tem qualquer influência ou poder para solucionar.
Para o primeiro, a resolução só depende de você, resolva hoje! Imagine a sensação de alívio ao final do dia tendo este problema resolvido e que só dependia de você. Calcule as consequências, arregace as mangas e RESOLVA! Não deixe para fazer amanhã, o que pode ser feito hoje.
Para o segundo, reúna as informações, pessoas, recursos que forem necessários para iniciar a influência sobre a resolução e comunique o problema de forma clara se posicionando como parte da SOLUÇÃO, e não mais um problema, por exemplo reclamando do que deverá ser feito ou questionando por que isso foi acontecer. Esquece! Você tem um desafio nas mãos e deverá ser maior do que ele para ultrapassa-lo.
Transforme seus problemas em oportunidades!
Oportunidade de aprender,
Oportunidade de ensinar,
Oportunidade de melhorar a si mesmo,
Oportunidade de aprimorar as habilidades,
Oportunidade de criar padrões para situações parecidas,
Oportunidade de CRESCER.
Se o problema te dá aquele frio na barriga, multiplique por mil a oportunidade gerada para você.
Para o terceiro tipo de problema, aqueles que não podemos resolver ou não temos qualquer influência na resolução, é onde mora a felicidade. Então relaxe! Ficar estressado não vai resolver, afinal de contas você não vai poder fazer nada a respeito mesmo.
Por Leandro C. Lopes.
Um comentário:
O que mais me incomoda é o terceiro problema, e ainda me incomoda o problema dos outros, fico influenciada e sofro também, empatia, ou maluquice. Enfim, devo ser problemática. rs
Beijos
Ju
Postar um comentário